Governo líbio autoriza Venezuela a criar comissões de países para mediar conflitos na Líbia

04/03/2011 - 18h31

Da Agência Lusa

Brasília - O governo líbio autorizou a Venezuela a realizar ações “necessárias” para criar uma comissão internacional de países que possa mediar o atual conflito na Líbia, medida apresentada esta semana pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

“Autorizamos [a Venezuela] a tomar todas as medidas necessárias para selecionar os integrantes e coordenar a respectiva participação nesse diálogo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Nicolás Maduro, ao ler uma carta enviada pelo seu colega líbio, Mousa Kousa.

A proposta de mediação na crise líbia apresentada esta semana pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vem na sequência de uma década dos laços diplomáticos entre os líderes de Caracas e Trípoli.

Há anos que Chávez e o líder líbio, Muammar Khadafi, intensificam uma cooperação bilateral, fomentando uma relação de amizade no campo político e econômico.

A Venezuela é membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e Hugo Chávez partilha com Muammar Khadafi posições políticas antagônicas às dos Estados Unidos, que ambos acusam de conspirar para criar instabilidade.

Desde que Chávez assumiu o poder, em 1999, realizou seis visitas oficiais à Líbia, a primeira delas um ano depois de chegar à Presidência da Venezuela.