Conflitos entre rebeldes e forças do governo se intensificam na Líbia

04/03/2011 - 22h00

Da BBC Brasil

Brasília - Os confrontos entre forças leais ao líder líbio Muammar Khadafi e rebeldes que exigem que ele saia do poder se intensificaram hoje (4) em duas frentes no país. Em Zawiyah, cidade controlada pela oposição a cerca de 50 quilômetros a oeste da capital, Trípoli, há relatos de que pelo menos 30 pessoas foram mortas, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Perto da plataforma de extração de petróleo da cidade de Ras Lanuf, a oeste de Trípoli, as forças do governo usaram artilharia e helicópteros contra os rebeldes. Há relatos contraditórios a respeito de quem estaria no controle da cidade. Rebeldes dizem ter expulsado às forças de segurança. No entanto, o vice-primeiro-ministro da Líbia, Khaled Kaim, negou que Ras Lanuf estivesse nas mãos da oposição.

Em outros pontos do país tomados pela oposição, também foram registrados confrontos entre forças leais a Khadafi e os rebeldes, que pedem a saída do líder líbio. Na cidade de Benghazi - palco dos primeiros protestos anti-Khadafi, em fevereiro – os oposicionistas fizeram uma passeata, da qual participaram milhares de pessoas.

Há informações de que vários mortos depois de uma explosão em um depósito de armas na cidade. Outros relatos dizem que aviões do governo bombardearam uma base militar em poder dos rebeldes na cidade de Ajdabiya.