Campanha tenta reduzir acidentes no carnaval

04/03/2011 - 16h30

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Com o objetivo de reduzir os traumas ortopédicos no período do carnaval, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro (SBOT/RJ) lançou a campanha Folia Sem Trauma - Não Faça Deste o seu Último Carnaval.

 

A campanha dá dicas para os foliões curtirem com segurança o carnaval com a família. Ela foi lançada na Ponte Rio-Niterói e nas barcas, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal.

 

Nos locais, foram distribuídos panfletos explicativos sobre os riscos de atitudes exageradas durante o carnaval. Entre as dez recomendações que o folião deve seguir, o vice presidente da Sbot/RJ, Paulo Roberto Barbosa Lourenço, destacou a atenção redobrada, uma vez que 92% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana; e cautela, porque no carnaval os acidentes crescem em torno de 20%.

 

De acordo com a Sbot/RJ, a motocicleta é seis vezes mais perigosa que o automóvel. Daí a necessidade de o piloto ter atenção às leis de trânsito e às regras de segurança.

 

Dados divulgados pela entidade mostram que no Rio de Janeiro 41% dos acidentes são causados por excesso de velocidade. No ano passado, foram registrados 16 mil acidentes nas rodovias federais de acesso ao Rio de Janeiro, somando 526 mortes, com média de 43 óbitos por mês.

 

Somente em janeiro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran/RJ) contabilizou mais de 127 mil multas de trânsito. Desse total, cerca de 70% foram por excesso de velocidade.

 

Edição: João Carlos Rodrigues