Policial e militar feitos reféns pelas Farc são libertados na Colômbia com a ajuda do Brasil

16/02/2011 - 23h06

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O major da Polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Antonio Sanmiguel Valderrama, reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), foram libertados hoje (16), na última etapa das operações de resgate iniciada no último dia 9. Ambos foram resgatados na zona rural das áreas de Cauca e Valle del Cauca, na Colômbia. As informações são do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Em poder das Farc há três anos e oito meses, Solórzano foi libertado em um local e Sanmiguel, que estava há dois anos e oito meses sequestrado, em outra área. A operação deveria ter sido concluída no último domingo (13). Mas o governo acusou os guerrilheiros de descumprirem os acordos anteriores e as ações não puderam ocorrer.

O policial e o militar foram entregues pela guerrilha à ex-senadora Piedad Córdoba, principal intermediadora das negociações, e a representantes da Cruz Vermelha e da organização  Colombianos e Colombianas pela Paz.

Desde a semana passada, seis pessoas – uma sexta fui incluída no último momento – foram libertadas. São elas os vereadores Marcos Baquero e Armando Acuña, o fuzileiro naval Marinha Henry López e policial Carlos Alberto Ocampo, além de Solórzano e Sanmiguel.

O Brasil participou diretamente das ações de resgate com uma equipe de 22 militares e dois helicópteros do Exército. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou que estão em negociações as libertações de 16 reféns – integrantes da Polícia Nacional da Colômbia e das Forças Armadas. Porém, Santos não antecipou quando ocorrerão os resgates.
 

 

Edição: Rivadavia Severo