Justiça do Trabalho manda Petrobras suspender atividades na Plataforma Cherne 2

10/02/2011 - 20h20

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras informou no início da noite de hoje (10) que por determinação da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ) deu início aos procedimentos técnicos necessários para paralisar a produção da Plataforma Cherne 2, localizada na Bacia de Campos, no litoral norte fluminense.

Na nota, a empresa informa que recebeu com “surpresa” o laudo da Justiça do Trabalho determinando a interdição uma vez que, no entendimento da companhia, a plataforma está em condições operacionais seguras para a integridade dos trabalhadores, do meio ambiente e das instalações da unidade.

“Todos os equipamentos fundamentais que garantem a segurança das pessoas e da operação de Cherne 2 estão de acordo com as exigências normativas, assim como todos os treinamentos previstos e os equipamentos de proteção coletiva (EPC) estão atendidos”.

A Petrobras afirma, ainda, que mesmo dando cumprimento à determinação do laudo de interdição, seguindo os padrões internacionais de segurança operacional, “está analisando as medidas legais cabíveis” para recolocar a plataforma em operação.

A empresa lembra que Cherne 2 já havia sido vistoriada pela Marinha do Brasil no dia 1º de fevereiro e liberada para suas operações normais. “A Marinha vistoriou e aprovou o sistema de combate a incêndio da unidade, reconhecendo a capacidade da companhia na atuação em situações de emergência”.

 

Edição: Aécio Amado