Dilma diz em seu primeiro pronunciamento que esta é a grande hora da educação

10/02/2011 - 20h04

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Aproveitando o início do ano letivo, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10), em seu primeiro pronunciamento à nação brasileira que esta é a “grande hora da educação brasileira”. Ela falou também dos projetos do governo para o desenvolvimento da educação no país.

A presidenta afirmou que o Brasil “tem condições e uma imensa necessidade de dar um grande salto na qualidade do ensino”. Entretanto, para Dilma, esse é um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem.

A educação, segundo ela, é a área decisiva para a erradicação da pobreza, seu principal compromisso de governo. "Reafirmo que a luta mais obstinada do meu governo será o combate à miséria. Isso significa, em especial, melhorar a qualidade do ensino. Ninguém sai da pobreza se não tiver acesso a uma educação gratuita, digna e de qualidade.”

Dilma se comprometeu a investir na formação e remuneração de professores, em ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país e em criar condições de estudo para superar a evasão escolar e a repetência.

Pouco mais de um mês depois de assumir a Presidência, ela anunciou os principais projetos na área de educação. Segundo Dilma, será lançado ainda neste trimestre o Programa Nacional de Acesso a Escola Técnica (Pronatec). “Entre outras vantagens, [o programa] levará o ensino técnico a bem-sucedidas experiências do ProUni.”

Dilma anunciou que o governo federal está tomando medidas para corrigir e evitar falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Vamos aperfeiçoar a qualidade desses instrumentos que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola.”

O governo também vai acelerar a implantação do Plano Nacional de Banda Larga. De acordo com a presidenta, com o plano, todas as escolas públicas terão acesso à internet. Além disso, a população de baixa renda também terá acesso à rede mundial com preços acessíveis.

Após o pronunciamento da presidenta, foi apresentada a nova marca do governo. Com o slogan “País Rico É País sem Pobreza”, a marca confirma o compromisso firmado pela presidenta Dilma no início do governo de erradicar a miséria no país.

Edição: Lana Cristina