Motim em delegacia no Maranhão acaba com pelo menos seis mortos

08/02/2011 - 20h31

Daniella Jinkings

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Terminou hoje (8) a rebelião no 2º Distrito Regional do município de Pinheiro (MA). O motim começou ontem (7), quando um grupo de detentos tentou fugir. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão não divulgou o número de mortos ou feridos durante rebelião, mas havia a confirmação de seis mortos até o meio da tarde desta terça-feira.

 

Segundo a secretaria , o motim no presídio foi acompanhada pelas polícias Civil e Militar, além de uma comissão de negociação composta por um juiz, dois promotores públicos de Justiça e um pastor.

 

Os presos reclamavam da superlotação da delegacia. O prédio tem capacidade para, no máximo, 40 pessoas, mas abriga mais de 90. De acordo com a secretaria, já foram determinadas as remoções de 16 detentos. A previsão é transferir cerca de 50 presos.

 

O governo do Maranhão também anunciou a construção de seis novos presídios. As obras serão iniciadas em março e devem ser concluídas em 120 dias. As novas penitenciárias devem abrigar 1,5 mil presos.

 

Além do presídio de Pinheiro, serão construídas penitenciárias no municípios de Imperatriz, Chapadinha, Santa Inês, Bacabal e São José de Ribamar.

 

Amanhã (9), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, deve ir a São Luís pela manhã para se reunir com representantes do governo.


Edição: João Carlos Rodrigues