Para Greenpeace, sistema elétrico deve ter alternativas de geração e transmissão de energia

07/02/2011 - 21h11

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O problema que deixou sete estados do Nordeste sem energia na madrugada da última sexta-feira (4) poderia ter sido evitado se a região tivesse alternativas de geração de energias renováveis, especialmente eólica e solar. A avaliação é do coordenador da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace, Ricardo Baitelo.

“Se você tem mais pontos de geração e transporte de energia vindas do litoral, por meio de usinas eólicas e solares, a gente tem um risco menor de depender de um único sistema e de ter esse tipo de problema. É claro que não reduz o risco a zero, mas quando se tem mais possibilidade, você diversifica isso”, disse, ressaltando que a Região Nordeste tem um enorme potencial para geração de energias renováveis.

Baitelo lembra que, durante o apagão do fim de 2009, a cidade de Porto Alegre não teve problemas de abastecimento porque não estava dependendo da linha de transmissão central que vinha de Itaipu, mas tinha a possibilidade de receber também energia do parque eólico de Osório. “O importante é que haja investimento em mais alternativas de geração e transmissão de energia, que tudo não esteja concentrado em um único ponto”.

 

Edição: Aécio Amado