Rose de Freitas é a candidata do PMDB à 1ª vice-presidência da Câmara

31/01/2011 - 21h03

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O PMDB escolheu hoje (31) a deputada Rose de Freitas (ES) como candidata do partido à 1ª vice-presidência da Câmara. O cargo caberá ao PMDB na nova Mesa Diretora da Casa, a ser eleita amanhã (1). Por 43 votos a 30, Rose ganhou a disputa em segundo turno contra o deputado Edinho Bez (SC).

 

Se for eleita, Rose será primeira mulher a ocupar um cargo de membro titular da Mesa Diretora da Casa. A participação de uma mulher na Mesa Diretora da Câmara é uma antiga reivindicação da bancada feminina e chegou até a ser objeto de uma emenda constitucional, que ainda não foi votada pela Câmara dos Deputados.

 

A disputa em primeiro turno na bancada peemedebista teve cinco candidatos. Além de Rose e Edinho, participaram os deputados Osmar Serraglio (PR), Gastão Vieira (MA) e Elcione Barbalho (PA). Serraglio recebeu nove votos, Gastão Vieira (MA), seis, e Elcione, três.

 

A bancada peemedebista também escolheu o deputado Geraldo Resende (MS) como candidato a uma vaga na suplência da Mesa Diretora da Câmara. A disputa pela indicação para a suplência foi definida em segundo turno entre Resende e Vladimir Costa (PA). Resende teve 43 votos e Costa, 30.


Edição: João Carlos Rodrigues