Dilma firma acordos durante visita a Argentina

31/01/2011 - 21h55

Yara Aquino
Enviada Especial

Buenos Aires – Os governos do Brasil e da Argentina firmaram hoje (31) um acordo para a construção de dois reatores nucleares durante a visita da presidenta Dilma Rousseff à Argentina. Cada país deve construir o próprio reator a partir de projetos comuns.

Foram assinados ainda um memorando sobre bioenergia, firmada uma parceria para a construção do complexo hidrelétrico de Garabi, entre a Província de Corrientes, na Argentina, e o estado do Rio Grande do Sul, e ainda uma acordo para a construção de uma ponte que ligará São Miguel do Oeste (SC) à cidade argentina de San Pedro.

Segundo a presidenta Dilma a expectativa é de que as obras para a construção da usina de Garabi comecem entre 2013 e 2014. “Nossa parte foi feita e eles [Argentina] vão contratar o estudo de viabilidade e pelos dados que vi estão pretendendo que Garabi seja construída no mais tardar entre 2013 e 2014”.

Por meio de um convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Planejamento da Argentina o governo brasileiro colocou a disposição o modelo do programa Minha Casa, Minha Vida para a construção de moradias populares. No Brasil, a meta do programa é construir 1 milhão de unidades habitacionais.

Na área das Comunicações foi assinado um plano de ação conjunta para cooperação bilateral com objetivo de massificar o acesso à internet em banda larga até 2015 nos dois países, por meio da melhoria na qualidade de conexão e ampliação da disponibilidade do serviço.
 

 

Edição: Rivadavia Severo