Goiás Velho decreta situação de emergência e sofre com queda de pontes

13/01/2011 - 18h36

Paula Laboissière
Enviada especial da Agência Brasil

Cidade de Goiás (GO) – O prefeito da Cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás Velho, Joaquim Berquó, decretou hoje (13) situação de emergência em decorrência das fortes chuvas.

Segundo ele, pelo menos dez pontes foram danificadas na área rural da cidade. Uma delas, na rodovia estadual GO-222, ficou completamente destruída. Os moradores só conseguem transitar de uma cidade para outra a pé, de bicicleta ou de moto.

Na GO-164, a queda de uma ponte também interrompeu o trânsito. O Exército brasileiro foi acionado e uma ponte metálica funciona como solução provisória para o problema. Ainda assim, o caos permanece – carros, caminhões e ônibus ficam parados por vários minutos em um longa fila, já que a ponte suporta apenas um veículo por vez.

“Temos que buscar recursos. A prefeitura sozinha não dá conta. São estradas [a serem consertadas] e tem também o produtor que tem que escoar seus recursos [produção]”, explicou.

Sobre a verba de R$ 500 mil repassada pelo Ministério da Cultura, ele afirmou que a quantia é bem-vinda, mas ainda não é o suficiente para cobrir todos os estragos. A esperança é que o governador do estado, Marconi Perillo, trabalhe a favor da cidade, complementando a ajuda financeira. “Vamos ter o apoio dele”, disse.

Edição: Lana Cristina