Novais promete esforço concentrado para aprovar Plano Nacional do Turismo

03/01/2011 - 19h40

Da Agência Brasil

Brasília – O novo ministro do Turismo, Pedro Novais, prometeu esforço concentrado de 120 dias para preparar e aprovar o Plano Nacional do Turismo 2011-2014. Hoje (3), na cerimônia em que recebeu o cargo de Luiz Barreto, ele disse que um dos pontos do plano é colaborar com a organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.  

Novais também falou sobre a situação do transporte aéreo no país. Segundo ele, o Plano Nacional do Turismo pretende conseguir o apoio do Congresso Nacional para aumentar a participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas nacionais e melhorar a infraestrutura aeroportuária do país.

O ministro disse ainda que vai atuar para conseguir mais recursos para o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e na Corporação Andina de Fomento. Ele pretende também promover programas de qualificação da mão de obra do turismo e ações para ampliar o turismo interno e aumentar o número de turistas estrangeiros no país.

Outra promessa foi a de agilizar a máquina administrativa do Ministério do Turismo no esforço concentrado dos próximos meses. “Vamos identificar as áreas críticas pelas quais escoam recursos públicos.”

No discurso, o ministro se defendeu das acusações de que teria pedido ressarcimento à Câmara dos Deputados de uma nota fiscal no valor de R$ 2.156 por uma festa em um motel em São Luís. “Não cometi nenhum ato de que possa me envergonhar”, disse Novais, que se referiu às acusações como “campanha de calúnias”.

Edição: Nádia Franco