Recursos do PAC vão ajudar governo do Rio a recuperar bacia hidrográfica

04/12/2010 - 13h55

 

 

Da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro conseguiu aprovar nesta semana um aporte de R$ 44 milhões no grupo executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para investir na recuperação ambiental da Bacia do Rio Imboaçu, no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

O grupo executivo também aprovou transferência de R$ 60 milhões remanescentes do PAC 1 da prefeitura de São Gonçalo para o governo do estado. Os recursos serão usados na execução da obra, que poderá beneficiar cerca de 900 mil pessoas. Uma das principais intervenções a serem realizadas na Bacia do Rio Imboaçu é a macrodrenagem, inédita no município, para tentar acabar com as inundações.

 

O contrato de repasse da verba deverá ser assinado entre a Caixa Econômica Federal, o governo do estado e a Secretaria Estadual do Ambiente até o final de dezembro. A licitação para a obra e o reassentamento de 329 famílias que moram às margens do rio será feito até fevereiro do próximo ano, já as obras devem começar em maio.

 

Segundo o presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Luiz Firmino Martins, além de acabar com as inundações, as obras também devem beneficiar o saneamento básico da região. “Essa é uma articulação para ter o saneamento básico também avançando.”

 

Edição: João Carlos Rodrigues