Cabral diz que apoio do governo federal é fundamental para desarticular o crime organizado no Rio

26/11/2010 - 19h15

 

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – O apoio do governo federal no combate ao tráfico é fundamental para desarticular e prender os criminosos que estão espalhando medo e pânico no Rio de Janeiro, nos últimos dias, com incêndios de ônibus, vans, carros e motos, disse hoje (26) o governador do estado, Sérgio Cabral. Ele falou sobre a colaboração das Forças Armadas e da Polícia Federal aos órgãos de segurança pública do Rio após se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

 

“Não nos falta o apoio do governo federal”, afirmou o governador. Segundo ele, a Marinha e a Polícia Federal estão ajudando as forças públicas de segurança do estado a enfrentar o crime organizado. “Mais uma vez, quando o povo do Rio precisou, o presidente Lula não nos faltou. Nas últimas 48 horas, o governo [federal] está dando apoio fundamental para que o trabalho de retomada da paz no estado, em particular na região metropolitana, tenha êxito.”

 

Cabral lembrou também que o governo federal está investindo, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cerca de R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura e construção de moradias no Rio de Janeiro.

 

“O presidente Lula e eu fomos, nos últimos meses, pelo menos cinco vezes ao Complexo do Alemão, mas investimentos só não bastam. É preciso que se alcance a paz, a população quer paz e, por isso, é preciso que ela tenha a dimensão histórica do processo que estamos vivendo. E o objetivo desse processo é a paz”, disse Cabral.

 

Depois de informar que recebeu, na manhã desta sexta-feira, um telefonema de apoio da presidenta eleita Dilma Rousseff, Cabral disse que o Rio está vivendo “um dia histórico, com as Três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica), a Policia Federal e as forças de segurança do estado irmanadas neste desafio de promover a paz no estado. E tudo isto com a aprovação do povo.”

 

Edição: João Carlos Rodrigues