Meirelles destaca conquistas de seu mandato e manifesta otimismo sobre o futuro da economia

25/11/2010 - 22h01

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, manifestou otimismo com o futuro da economia brasileira ao discursar hoje (25) à noite em um jantar promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em São Paulo. O evento também teve a presença de seu sucessor no BC, Alexandre Tombini. “Valeu a pena esses anos todos de serviço público”, disse Meirelles, ao fazer um balanço positivo de sua gestão nos últimos oito anos à frente do BC.

Meirelles ressaltou que sempre contou com a confiança do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a autonomia do BC. Essa condição, conforme avaliou, fez com que o governo conseguisse quebrar a dicotomia entre o crescimento e a estabilidade da economia.

Meirelles destacou que no seu mandato foi possível reduzir a dívida pública em 22 pontos percentuais e a taxa real de juros de 20% ao ano, para 6% ao ano. Conquistas, na sua avaliação, que serviram para assegurar maior equilíbrio ao sistema financeiro, o que permitiu às empresas previsibilidade sobre a taxa de retorno dos investimentos.

Além disse, Meirelles destacou que o Brasil ganhou maior credibilidade no cenário internacional. No mercado doméstico, ele disse que o país obteve aumento de renda dos brasileiros.
 

 

Edição: Rivadavia Severo