Parlamento Jovem começa suas atividades amanhã na Câmada dos Deputados

22/11/2010 - 20h42

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de amanhã (23) e até sexta-feira (26), 77 estudantes de todo o país, de 17 a 18 anos participam na Câmara dos Deputados da sétima edição do Parlamento Jovem. A jornada parlamentar apresenta como tema O Jovem e o Mercado de Trabalho.

O programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos como objetivo de despertar a reflexão sobre a representação política.

Os estudantes tiveram que apresentar projetos de lei sobre a agricultura e meio ambiente, saúde e segurança pública, emprego, economia, educação, cultura, esporte e turismo e defesa do consumidor. As melhores propostas foram selecionadas e seus autores indicados para participarem do evento.

Os representantes do Parlamento Jovem foram selecionados e indicados pelos conselhos estaduais de educação dos estados, de acordo com as propostas (projetos) apresentadas. As bancadas estaduais são proporcionais às populações de cada estado. Por exemplo, São Paulo tem a maior bancada com 11 e o Acre a menor com um representante.

A sessão de abertura da sétima edição será amanhã, às 9h, no plenário da Câmara, pelo primeiro vice-presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS). As despesas com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados são custeadas pela Câmara. Criado em 2004, o programa já teve a participação de 450 estudantes de todo o país. Nesse ano, a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens  aprendessem a elaborar um projeto de lei.
 

 

Edição: Rivadavia Severo