Governo apresenta a arrozeiros novas regras de controle sanitário

04/11/2010 - 20h20

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou hoje (4), em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, medida que pretende estabelecer condições higiênico-sanitárias para os produtos vegetais. As novas normas estavam previstas na Portaria 54, de 16 de março de 2009, e devem ser publicadas em uma Instrução Normativa.

Mas, antes da publicação, as regras receberam sugestões dos setores envolvidos e, agora, serão encaminhas para análise da Consultoria Jurídica do ministério. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, vai ficar mais caro produzir. “O custo vai aumentar e, consequentemente, os preços vão subir”.

Segundo Renato Rocha, o setor vai propor que o governo pague os custos que os produtores vão ter para se adequar às normas ou que a adesão seja voluntária. A intenção do ministério é que todas as etapas da produção de alimentos tenham controle das condições sanitárias. Assim, prevê o ministério, as indústrias processadoras de produtos vegetais, além de se adaptar às novas normas, vão exigir mais cuidado dos produtores.

Edição: Vinicius Doria