Aumenta o número de mortos pelo cólera no Haiti

03/11/2010 - 20h23

 

Da Agência Lusa

Porto Príncipe - A epidemia de cólera no Haiti matou mais 105 pessoas desde sábado (30), elevando para 442 o número total de mortos, anunciaram hoje (3) as autoridades haitianas, que indicaram 1.978 novas hospitalizações, num total de 6.742.

O novo balanço foi comunicado pelo Ministério da Saúde Pública haitiano, que adiantou que a doença foi detectada já em cinco das dez províncias do país. Equipes de epidemiologistas estão em várias regiões para obter provas de verificação do surto.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) apontou hoje "a dificuldade, até mesmo a impossibilidade", de se saber como a doença chegou ao país, muito embora o tipo vibrião seja igual a uma descoberta na Ásia Meridional.

No início da propagação do cólera, as autoridades de saúde haitianas admitiram que se tratava de uma epidemia "importada" e que o Rio Artibonite, que atravessa as zonas afetadas, foi "contaminado".

O Haiti se prepara agora para a passagem da tempestade tropical Tomas, que poderá se transformar num furacão e atingir o país no fim da semana, criando novos focos de propagação da cólera devido às inundações que são esperadas.