Primeira apresentação do ano de orquestra de alunos da rede pública do Rio traz coreografia

27/10/2010 - 20h24

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, projeto criado especialmente para a vinda do papa João Paulo II ao Brasil em 1997, apresentou-se hoje (27) na Câmara de Vereadores, na Cinelândia, centro da capital fluminense. Formada por mil alunos de 24 escolas públicas da capital fluminense, a orquestra inovou na sua primeira apresentação do ano ao coreografar o espetáculo.

O projeto é uma parceria das secretarias municipais de Educação e da Cultura e tem o objetivo de desenvolver as habilidades dos alunos para vivências individuais e em grupo, estimulando a inteligência musical das crianças. A orquestra se apresenta em eventos comemorativos da cidade.

De acordo com a gerente de Extensividade da Coordenação de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Denise Palha, a escolha do grupo foi realizada pelo maestro e professor de regência coral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Júlio Moretzsohn, com a ajuda de professores que têm no cotidiano das escolas um coral já organizado. “O maestro fez uma seleção de professores que trabalham com canto coral e escolheu os corais que participariam da Orquestra de Vozes Meninos do Rio”, explicou Denise.

Para o maestro, a música ajuda na construção geral da vida do ser humano. “A musicalização forma as pessoas em vários sentidos. Quem estuda música normalmente tem mais facilidade com matemática. Ao mesmo tempo, as letras das músicas estão trabalhando o português, porque estão trabalhando poesia. Às vezes, a gente tem uma visão restrita dessa experiência musical, mas, na verdade, além disso, ela dá uma experiência humana e estética extremamente profunda a essas crianças”.

Edição: Lana Cristina