Tarso Genro promete um governo de coalizão no Rio Grande do Sul

04/10/2010 - 0h30

Lisiane Wandscheer
Enviada Especial da Agência Brasil

Brasília – O governador eleito do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse hoje (3), em sua primeira entrevista à imprensa que quer um governo de coalizão para o estado.

“Vou procurar o PDT para convidá-lo a entrar para a nossa Unidade Popular e buscar personalidades de outros partidos que tenham demonstrado afinidade com nosso programa”.

Apesar de afirmar que procurará outros partidos, Tarso não vê possibilidade de aliança com o PMDB, PSDB e DEM no estado, mesmo o primeiro fazendo parte da base aliada do governo Lula.

“Não creio que o PMDB, PSDB ou o Democratas sejam compatíveis conosco. Isto não significa desrespeito a estes partidos. Os partidos são diferentes regionalmente”.

Tarso foi eleito em primeiro turno, após duas tentativas nos anos de 1990 e 2002. Esta é a primeira vez que os gaúchos elegem um governador no primeiro turno.

“Esta é uma eleição histórica. Vou me esforçar para corresponder à confiança que o povo gaúcho depositou na Unidade Popular pelo Rio Grande”.

Tarso Genro, 63 anos, é natural de São Borja (RS). Sua carreira política começou em 1968, quando foi eleito vereador em Santa Maria (RS). Nos anos 1980, ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT) e foi eleito deputado federal constituinte do Rio Grande do Sul, em 1986.

Tarso foi prefeito da capital gaúcha, Porto Alegre, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2002. No governo Lula, ocupou os cargos de ministro da Educação, depois ministro das Relações Institucionais e, por fim, ministro da Justiça.

 

 

Edição: Rivadavia Severo