Capitalização da Petrobras é salvaguarda para riqueza do país, afirma Lula

24/09/2010 - 14h16

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o lançamento da oferta pública de ações da Petrobras para defender a participação do Estado na economia. Em discurso no evento, o presidente disse que um “Estado fraco nunca foi sinônimo de uma iniciativa privada forte”.

Lula afirmou também que a maior participação da União na Petrobras vai garantir que os recursos obtidos com a exploração do pré-sal sejam bem aplicados. “A capitalização é um das salvaguardas criadas pelo governo para evitar que essa riqueza se perca em labirintos de desperdícios e interesses equivocados”, disse, vestido com um jaleco da estatal.

Segundo o presidente, o destino dessa riqueza é “sagrado”. Servirá para estimular o crescimento do país, reduzir a pobreza e também para aumentar a capacidade de investimento do governo. “Sobretudo, trata-se de universalizar a educação pública de qualidade que garanta o mesmo ponto de partida para todos os filhos da nossa terra”, complementou.

Lula ainda falou sobre a expansão do mercado financeiro do país. Lembrou que, em 2003, a Bolsa de Valores de São Paulo movimentava cerca R$ 200 bilhões por ano. Hoje, movimenta R$ 2 trilhões, dez vezes mais.

Ele destacou também que esse crescimento ocorreu durante o seu mandato e a despeito da desconfiança do mercado sobre suas propostas de governo. “Há dez anos, eu passava na porta da Bolsa e as pessoas tremiam de medo. Perguntavam: 'aonde vai esse comedor de capitalismo?'”, disse ele, em tom de brincadeira. “É exatamente esse comedor de capitalismo que participou do momento mais auspicioso do capitalismo”, acrescentou.

Edição: Juliana Andrade