Bachelet é designada chefe de entidade da ONU voltada para a mulher

14/09/2010 - 14h28

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet (2006-2010), de 59 anos, foi designada hoje (14) chefe da nova entidade de Gêneros e Igualdade denominada ONU-Mulher, ligada às Nações Unidas. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que Bachelet fará história, desempenhando uma liderança dinâmica e global. O orçamento anual da ONU para a nova entidade será de cerca de US$ 500 milhões.

As informações são das Nações Unidas. “Estou confiante que sob sua liderança forte, pode melhorar a vida de milhões de mulheres e meninas em todo o mundo”, disse Moon. A nova entidade foi criada após anos de negociações entre os membros da ONU e de movimentos de mulheres. A ideia é fortalecer e unificar o trabalho das Nações Unidas nessa área.

Moon disse ainda que Bachelet tem experiência política e capacidade incomuns capazes de “estabelecer o consenso”. Segundo ele, a nova entidade vai atuar em conjunto com vários parceiros dos setores público e privado, além das agências das Nações Unidas.

Em março, Bachelet deixou a Presidência da República do Chile com cerca 80% de popularidade. Médica e divorciada, a ex-presidente impôs uma série de mudanças no país: foi responsável pela implementação de novas regras para o setor privado e público trabalhista, além de melhorias nos sistemas de saúde e educação.

Antes de ser eleita presidente da República, Bachelet foi ministra da Saúde e também da Defesa do governo Ricardo Lagos. Ao desligar-se do governo para fazer campanha, ela recebeu vários elogios públicos de Lagos.

Edição: Graça Adjuto