Atletas participam no Rio de desfile do Dia da Independência

07/09/2010 - 13h19

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Pela primeira vez, atletas brasileiros ganharam um espaço no desfile militar em comemoração ao Dia da Independência no Rio de Janeiro. Mais de 100 esportistas, do total de 160 que vão participar dos Jogos Militares de 2011 na capital fluminense, desfilaram na parada militar realizada no centro da cidade.

 

“A intenção foi incluir na apresentação cívico-militar os nossos atletas que estão se preparando para os Jogos Militares, para apresentar a toda a população do Rio e brasileira esses atletas, muitos vindos do meio esportivo nacional, que foram convocados para fazer parte das Forças Armadas. Queríamos mostrar que eles estão prontos para representar o Brasil no ano que vem”, afirmou o general Jamil Megid Júnior, da Comissão de Organização dos Jogos Mundiais Militares.

 

O general Megid destacou que durante o desfile a população pôde conhecer o mascote dos Jogos, que acontecem entre 14 e 26 de julho do ano que vem. O mascote foi feito pela equipe do desenhista Maurício de Souza e ainda não tem um nome definido. “Estamos fazendo o concurso para a escolha do nome da mascote e esperamos que a população entre no portal (www.rio2011.mil.br) e participe da votação em setembro”, acrescentou o general.

 

O fogo simbólico da pátria foi conduzido pelos atletas Vicente Lenínson e Fernanda Keller. Vicente Lenínson manifestou sua emoção com a participação na Parada militar e garantiu que os Jogos de 2011 vão ter um resultado melhor do que em Sydney (Austrália), "quando ganhamos uma medalha olímpica. Aqui é Brasil, pode vir o país que vier, que aqui somos nós!”, afirmou o velocista.

Edição: Graça Adjuto