Serra propõe multiplicar centros culturais para jovens em todo país

22/08/2010 - 19h02

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, disse hoje (22) que pretende multiplicar os centros culturais para a juventude por todo o país. Serra visitou no final da tarde o Centro Cultural para a Juventude Ruth Cardoso, no bairro de Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo.

No local - construído em 2006, quando Serra era prefeito de São Paulo - os jovens têm aulas de dança, biblioteca, acesso à internet e curso de fotografia, entre outras atividades culturais.

“Isso aqui era um mercado em ruínas em um bairro popular de São Paulo. Nós fizemos aqui um centro cultural da juventude para que os jovens pudessem se encontrar, se reunir, ter educação, lazer, cultura. Isso é muito importante porque tira o jovem da rua e cria um bom ambiente para a convivência", disse o candidato após visitar as instalações.

Serra ressaltou que os centros culturais para a juventude estimulam a formação de novos artistas e podem ser construídos com poucos recursos.

“É uma coisa que não custa muito, exceto dedicação, competência, amor pela juventude. Foi muito barato de se fazer, mas exigiu muito esforço, muita dedicação e inteligência sobre como fazer um centro que atraísse - na cultura, na arte e no lazer - tantos jovens pobres da cidade."

Serra disse ter ficado surpreso com a quantidade de novos talentos revelados pelo centro cultural. De acordo com ele, a força do projeto está em adotar atividades, como os cursos de dança de rua, que já são parte da realidade dos moradores do local.

“É impressionante o número de jovens talentosos que se descobre. Ou seja, se não tivesse isso aqui, os jovens que fazem aquela dança [de rua] nunca teriam sido o que são. Um montão de talentos ficariam desperdiçados”, disse Serra.

Edição: Andréa Quintiere