Estão vivos todos os 33 trabalhadores soterrados há 17 dias em mina no Chile

22/08/2010 - 18h25

Luiz Antônio Alves
Correspondente da Agência Brasil na Argentina

Buenos Aires - Todos os 33 trabalhadores presos há 17 dias em uma mina de cobre na região chilena de San José estão vivos. A confirmação veio deles mesmos, por meio de um bilhete escrito a lápis e resgatado por um sonda acionada pelos especialistas, que procuram uma forma de retirar os mineiros presos a 700 metros de profundidade. No bilhete, um dos trabalhadores escreveu: "Estamos vivos, todos os 33".

O presidente chileno Sebastian Piñera chegou há pouco ao local, encontrou-se com os parentes dos mineiros soterrados e disse que este é um dia histórico para o Chile. "As lágrimas dos parentes desses trabalhadores significam a grande alegria de saber que todos estão vivos. Faremos o possível para abastecer os mineiros com alimentos e remédios, enquanto o resgate final não acontece."

O resgate dos 33 mineiros deve ocorrer amanhã (23). Nos últimos 17 dias, especialistas em acidentes geológicos procuraram caminhos para que as máquinas perfuradoras pudessem cavar túneis seguros, que permitissem o resgate. Até o momento, não se sabe a causa do desabamento da mina de cobre.

Os principais noticiosos da televisão argentina estão, neste momento, em rede com as emissoras chilenas, mostrando ao vivo cenas da mina soterrada, das centenas de pessoas agrupadas no local portando bandeiras e manifestando alegria pela notícia da sobrevivência dos trabalhadores.

O presidente Sebástian Piñera canta abraçado a parentes dos mineiros soterrados. Ele subiu o morro que leva até a mina e, junto com a multidão formada em torno do local onde eles estão soterrados, aguarda novas informações. Os repórteres que transmitem ao vivo do local classificam a sobrevivência dos 33 mineiros como "um milagre".

Edição: Andréa Quintiere