Vendas do comércio lojista do Rio cresceram 7,4% em julho

20/08/2010 - 20h30

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

 

 

Rio de Janeiro - As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro cresceram 7,4% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação a junho deste ano, o aumento atingiu 8,5%. “O dado mais importante é que estamos no sétimo mês consecutivo de resultado positivo”, disse hoje (20) o economista do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), Fernando Mello.

 

No acumulado janeiro a julho de 2010, as vendas do comércio do Rio cresceram 12,5% sobre o mesmo período do ano anterior, quando subiram apenas 0,2%. “Isso revela que estamos tendo uma retomada do crescimento do comércio”, afirmou o economista.

 

Mello esclareceu que essa recuperação decorre de vários efeitos sentidos na própria sociedade brasileira. “Houve uma recuperação do nível de emprego que trouxe, como consequência, recuperação do nível de renda. Aí, temos esse efeito positivo.”

 

O Centro de Estudos do CDL-Rio está fechando nos próximos 30 dias a revisão das expectativas das vendas do setor para o ano. A perspectiva, contudo, continua otimista, apesar dos períodos atípicos registrados em 2010, que são a Copa do Mundo e as eleições, que “adormecem um pouco o entusiasmo do consumidor”, segundo o economista.

 

De acordo com ele, a expectativa é positiva, porque somente as vendas referentes à estação do inverno já subiram mais de 6%. “Estamos vendo crescimento daqui em diante.”

 

Edição: João Carlos Rodrigues