Coligação petista contesta na Justiça Eleitoral jingles de propaganda tucana

20/08/2010 - 20h44

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Coligação Para o Brasil Seguir Mudando, liderada pelo PT, entrou hoje (20) com duas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a coligação O Brasil Pode Mais, encabeçada pelo PSDB, e contra o candidato tucano à Presidência da República, José Serra. O motivo da reclamação é o conteúdo de dois jingles divulgado na propaganda tucana em rádio.

Nas duas representações, a coligação petista contesta duas inserções de rádio de 15 segundos cada “com conteúdo tendente a degradar e ridicularizar a candidata Dilma Rousseff”. A primeira delas diz que “Dilma pegou o bonde andando” e que “está de carona e quer sentar na janela”. Na segunda inserção, afirma-se que Dilma é uma pessoa desconhecida e que por isso, é difícil confiar.

As representações contestam o fato de as inserções se ocuparem de atacar a candidata petista em vez de “informar o eleitorado de forma adequada sobre suas propostas para o Brasil, que é ínsito [inerente] à publicidade eleitoral”. As ações ainda pedem ao TSE “intervir para a manutenção do debate político em um nível elevado, pois no centro de tudo, como principal destinatário, está o eleitor”.

Segundo a grade de veiculação das inserções, a primeira representação constatou que foram usados 135 segundos de publicidade irregular, e na segunda, 75 segundos. Citando a legislação eleitoral, as representações pedem que, como punição, se deduza em dobro do tempo destinado às inserções a que o PSDB tem direito, resultando na subtração total de 420 segundos (sete minutos).
 

Edição: Antonio Arrais