Lugo não deve se afastar do cargo para fazer tratamento contra linfoma, diz autoridade paraguaia

11/08/2010 - 23h47

Elaine Patricia Cruz

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo - O secretário-geral da Presidência do Paraguai, Miguel López Perito, disse na noite de hoje (11), em São Paulo, que o presidente Fernando Lugo não deverá se afastar de suas atividades no governo para se submeter a um tratamento contra o linfoma. “Pode ser que ele tenha que sair do Paraguai para fazer o tratamento, mas é uma hipótese que neste momento não está contemplada. Ele pode fazer esse tratamento no Paraguai”, disse Perito.

 

Segundo Perito, no início não se cogitava que Lugo seria submetido à primeira etapa do seu tratamento contra o linfoma ainda no Brasil, o que deve ocorrer já na manhã desta quinta-feira (12). “No início, não pensávamos que ele faria aqui a primeira sessão [de quimioterapia], mas [a doença] avançou muito rápido.” Lugo está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde ontem (10) para a realização de exames complementares que confirmaram o diagnóstico de linfoma.

 

Segundo a hematologista do hospital, Yana Novis, os exames a que o presidente do Paraguai se submeteu no Brasil confirmaram que ele tem um linfoma folicular, “que é um linfoma indolente, de baixo perfil de agressividade e que costuma responder muito bem ao tratamento”. O que os médicos ainda não sabem é a extensão da doença, mas isso poderá ser conhecido amanhã (12), quando devem sair os resultados de alguns outros exames a que Lugo se submeteu.

 

O presidente deverá ser submetido a seis sessões de quimioterapia. Apenas a primeira delas deverá ocorrer no Brasil. As demais serão feitas no Paraguai. Alfredo Boccia, médico pessoal do presidente, disse hoje que Lugo está bem. “O presidente Lugo se encontra com um otimismo extraordinário, de bom humor e disposto a enfrentar essa adversidade."

 

Edição: João Carlos Rodrigues