Eletrobras anuncia gestão compartilhada com empresa de energia de Goiás

11/08/2010 - 21h11

Sabrina Craide

Repórter da Agência Brasil

 

 

Brasília - A Eletrobras enviou hoje (11) um comunicado ao mercado informando que assinou um protocolo de intenções com o governo de Goiás e a Celgpar, empresa estatal de energia do estado, para estabelecer uma gestão compartilhada. O objetivo é a recuperação econômica e financeira da Celgpar e suas subsidiárias e viabilizar a qualidade dos serviços e a modicidade tarifária para o consumidor.

Com isso, a participação acionária da Eletrobras na Celg poderá aumentar em torno de 6%, por meio de capitalização dos créditos que a holding detém na estatal.

O comunicado também informa que o governo do estado de Goiás vai contrair um empréstimo na Caixa Econômica Federal para liquidar dívidas da distribuidora e suas subsidiárias, a partir de novembro de 2010.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o valor do empréstimo será de R$ 3,7 bilhões. O empréstimo não pôde ser feito diretamente à companhia elétrica porque a empresa está impedida de contrair crédito por causa do nível de endividamento. O empréstimo será concedido pela Caixa, mas os recursos virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“A Eletrobras, na qualidade de sociedade de economia mista sob controle da União, com atuação no setor de energia elétrica, tem por objetivo social, dentre outros, colaborar, técnica e administrativamente, com as empresas de cujo capital participe acionariamente, além de possuir conhecimento técnico e a experiência em gestão de empresas do setor elétrico”, diz o comunicado.

 

 

Edição: Aécio Amado