Mercadante assume presidência do Parlasul

09/08/2010 - 20h48

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) assumiu hoje a presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, em substituição ao senador argentino José Juan Bautista Pampuro. Mercadante, que era vice-presidente do Parlasul, ocupa pela primeira vez a presidência. Ao ser empossado, o senador defendeu a integração regional dos países que integram o bloco econômico do Cone Sul.

De acordo com Mercadante, o Parlasul perdeu muito tempo debatendo critérios de representação cidadã para estabelecer o número de parlamentares a serem eleitos pelos países do bloco. Para ele, é preciso solucionar  “os graves problemas administrativos” do parlamento como a realização de concursos públicos para a seleção de funcionários para o órgão. “Precisamos ultrapassar com urgência essa fase inicial do parlamento, sob pena de desperdiçarmos o potencial deste órgão legislativo e convertê-lo em instituição de pouca relevância”.

O primeiro ato do novo presidente foi apresentar uma moção de repúdio à sentença de morte à iraniana Sanikeh Ashianti por apedrejamento. O documento foi aprovado em votação pelos integrantes do parlamento. Mercadante informou que a moção será encaminhada imediatamente às autoridades iranianas.

Na moção de repúdio, o Parlamento do Mercosul declara: “Sua indignação com a sentença à morte por apedrejamento da iraniana Sakineh Ashianti, fato que afronta, de modo absolutamente inaceitável, os direitos humanos fundamentais, particularmente os relativos às mulheres”.

Em outro trecho ressalva: “Sua exortação à Justiça iraniana para que reveja essa sentença cruel, a qual não contribui para que a República do Irã, importante país do Oriente Médio, se integre à comunidade internacional”. E acrescenta: “Seu entendimento de que Sakineh Ashianti, se assim o desejar e se for assim permitido pelas autoridades iranianas, poderá encontrar refúgio humanitário nos Estados Partes do Mercosul”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo