Candidata do PV diz que Brasil avançou globalmente em política externa, mas pecou na América Latina

24/07/2010 - 0h16

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje (23), em entrevista ao vivo ao programa 3 a 1, que o Brasil deve intermediar o conflito entre a Venezuela e a Colômbia. Para a candidata, o Brasil tem de aproveitar sua cultura democrática e sua tradição de paz e de defesa dos direitos humanos para obter mais facilidade na intermediação dos conflitos externos.

“Em política externa temos que ter a clareza de que a melhor forma de nos direcionarmos é pela afirmação de princípios”.

Para Marina, o Brasil avançou na relação externa, mas ainda peca na sua postura perante os vizinhos. “Faltou uma proatividade maior no contexto da América Latina. Pecamos nesse caso [Venezuela e Colômbia] e em relação a Cuba e os presos políticos. E a proximidade com Ahmadinejad [presidente do Irã] não foi coisa boa”, disse. Marina também questionou a proximidade do governo brasileiro com a Venezuela do presidente Hugo Chávez e afirmou que é preciso “corrigir essas ambiguidades” para não criar “certo estranhamento”.

A candidata viu de maneira positiva o fato do Brasil trazer o conflito para a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). “Tentar fortalecer os espaços regionais é coisa boa”, afirmou. Mas disse que o Brasil precisa tomar cuidado para “não se exarcebar” e pensar numa maneira adequada para resolver os problemas relacionados ao Mercosul. Para Marina, quando os projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são levados para os demais países, deveria ser cobrada uma contrapartida social, econômica e ambiental.

A entrevista com a candidata do PV começou às 22h e foi transmitida ao vivo pela TV Brasil. Marina é a última entrevistada de uma série realizada pelo programa 3 a 1 com os três principais candidatos à Presidência da República. A ordem foi decidida por sorteio. A candidata do PT, Dilma Rousseff, foi entrevista em Brasília. A entrevista foi gravada e exibida na última quarta-feira (21). José Serra, do PSDB, gravou entrevista na quarta-feira (21), no Rio de Janeiro. O programa foi exibido ontem (22) pela TV Brasil.


Edição: Rivadavia Severo