Serra elogia escolha de Indio da Costa como vice em sua chapa

30/06/2010 - 22h12

Iolando Lourenço e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, elogiou a indicação do deputado Indio da Costa (DEM-RJ) para vice em sua chapa. “O nosso Indio é um político da nova geração, é um político jovem, mas que já tem uma experiência importante na vida pública. Foi administrador regional, secretário municipal de administração e vereador da cidade do Rio de Janeiro e é um dos deputados federais mais atuantes, e foi relator do Projeto do Ficha Limpa”.

Serra afirmou ainda Indio da Costa vai contribuir com sua campanha trazendo “aquilo que a nossa vida pública tem de mais jovem e de mais renovador e [ele] representa hoje uma aliança forte pelo Brasil”. Para o tucano, a indicação do deputado para vice em sua chapa representa uma novidade, que é um sinal de renovação e de esperança para o Brasil.

“Queremos fazer um governo que abra oportunidades para os brasileiros de maneira contínua em relação ao futuro, que abra caminhos, que renove o nosso país e que faça com que nosso país siga avançando. O Brasil pode mais, e pode melhorar em muitas coisas”, disse Serra, durante encontro com as lideranças dos três partidos (PSDB, DEM e PPS) que integram a coligação, que tem também como parceiro o PTB.
 

Serra disse, ainda, que a definição do seu companheiro de chapa vai poupar a ele tempo nas respostas das perguntas dos jornalistas. “Já tendo um vice vou poder ter muito mais tempo para responder perguntas sobre o que eu vou fazer com o Brasil, do que o que vou fazer com o vice”, disse ao explicar que, nas últimas entrevistas, a pergunta sobre a definição do vice era a mais frequente.

Em relação à polêmica do anúncio e da retirada do nome do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) como companheiro de chapa, o candidato do PSDB garantiu que não ficou nenhuma sequela. “A gente tem que olhar para frente. O tipo de negociação que a gente faz implica ideias diferentes. Nós tínhamos uma proposta de alguém muito preparado, que envolvia uma determinada combinação política num estado [Paraná], que infelizmente não deu certo, não por nós.”

A definição do companheiro de chapa de Serra se arrastou por meses. A primeira investida foi sobre ex-governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves. Com a recusa do mineiro, muitos nomes foram colocados na mesa de negociação. Com o passar do tempo e a chegada da data limite para a definição das coligações e dos nomes para compor as chapas, surgiu o nome de Álvaro Dias. A indicação não foi aceita pelo DEM, que ameaçou romper a aliança com os tucanos.

De sexta-feira (25) até hoje (30), muitas reuniões, que duraram madrugadas inteiras, foram feitas na busca da unidade dos partidos de oposição em torno de uma aliança para a disputa presidencial deste ano. De ontem (29) para hoje, democratas e tucanos reunidos em São Paulo fecharam a aliança com a indicação de Indio da Costa para a formação da chapa.

 

 

Edição: Aécio Amado