Rosinha e vice de Campos dos Goytacazes pedem ao TSE suspensão de cassação do mandato

30/06/2010 - 22h12

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - A prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, e seu vice, Francisco de Oliveira, entraram com uma ação cautelar hoje (30) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que o tribunal reconsidere a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que cassou os mandatos de Rosinha e Oliveira pela prática de abuso do poder econômico.

Rosinha e Oliveira pediram que o TSE suspenda a decisão até que o tribunal julgue o recurso relativo ao caso, pois isso evitaria “prejuízo de impossível reparação”. Os dois argumentaram que a própria cidade de Campos dos Goytacazes seria prejudicada com a cassação, pois “sucessivas alternâncias no exercício da chefia do Executivo sempre são traumáticas”.

Rosinha e o marido, Anthony Garotinho, do PR, foram condenados pelo TRE-RJ após a corte entender que eles usaram indevidamente meios de comunicação para promover a candidatura de Rosinha à prefeitura de Campos dos Goytacazes na campanha de 2008.

Garotinho, que anunciou hoje (30) na convenção de seu partido que vai se candidatar a deputado federal, conseguiu ontem (29) uma liminar, no TSE, concedida pelo ministro Marcelo Ribeiro, suspendendo sua inelegibilidade até pronunciamento definitivo da corte eleitoral. A ação de Rosinha também foi distribuída para Ribeiro.
 

Edição: Lana Cristina