Líderes tentam entendimento, mas oposição decide obstruir votação na Câmara

15/06/2010 - 23h16

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nenhuma matéria foi votada na sessão de hoje (15) da Câmara. Os líderes partidários chegaram a fazer uma reunião na tentativa de um entendimento em torno de algumas matérias. No entanto, as lideranças oposicionistas disseram que obstruiriam a sessão para impedir qualquer votação nesta noite.

 

A obstrução, segundo os oposicionistas, é para forçar a inclusão na pauta de votação do destaque que retira do projeto de lei que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS) a base de cálculo da CSS. Segundo o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), a obstrução deve prosseguir até a votação do destaque para que se conclua a votação da proposta e que seja encaminhada à apreciação do Senado Federal.

Mesmo com a decisão da oposição de continuar no processo de obstrução, a maioria dos líderes que participaram da reunião decidiu incluir na pauta desta semana a apreciação de uma medida provisória e dos projetos de lei sobre a instalação da internet rápida nas escolas públicas, a garantia da visita dos avós aos netos em caso de divórcio dos pais, a reestruturação do Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Tratado de Itaipu.

Os deputados devem tentar votar na sessão de amanhã (16) a urgência para a apreciação do projeto de lei que legaliza as casas de bingos, caça-níqueis e videobingos no país. A ideia de colocar o tema na pauta foi de alguns líderes da base governista. Para o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), só há benefícios com a aprovação da lei legalizando os bingos. “Votando essa lei nós tiramos da clandestinidade. Essa proibição provoca muita corrupção”, disse.

 

 

Edição: Aécio Amado