Estreia brasileira na Copa atrai atenção de milhares de estrangeiros

15/06/2010 - 21h18

Vinicius Konchinski
Enviado especial

Joanesburgo – O verde e o amarelo não foram únicos no entorno do Estádio Ellis Park, local do primeiro jogo da seleção brasileira no Mundial. Atraídos pela fama do futebol nacional, milhares de estrangeiros agregaram outras cores à noite brasileira.

Além dos anfitriões sul-africanos, que compareceram em grande número ao jogo do Brasil, mexicanos, chineses, turcos, norte-americanos e até argentinos também foram à partida. Vestindo camisas da seleção brasileira ou mesmo da seleção de seus países de origem, eles se juntaram à festa.

“Hoje, eu vim torcer pelo Brasil. Mas só hoje”, disse o argentino Fidel Mujica, que foi ao estádio com um grupo de compatriotas, vestidos com casacos da seleção de seu país.

Já o chinês Liu Shi Qum adotou as cores da seleção brasileira para ir ao jogo. Ele e sua esposa pintaram a bandeira do Brasil no rosto para assistir de perto “aos número 1 em matéria de futebol. Jogo do Brasil é especial. Eles são os melhores”.

A qualidade do futebol, entretanto, não foi o que atraiu o turco Yasim Aybar. Com a seleção turca fora do Mundial, ele decidiu ver o jogo do Brasil por um motivo, no mínimo, diferente: o político. “O presidente do Brasil é amigo de meu primeiro-ministro”, afirmou. “Nós somos nações amigas, por isso eu vim torcer pelo Brasil”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo