Jovens participantes de conferência infantojuvenil entregam Carta de Responsabilidades a Sarney

10/06/2010 - 20h55

Da Agência Brasil

 

 

Brasília – Jovens de 50 países que participaram da Conferência Internacional Infantojuvenil - Vamos Cuidar do Nosso Planeta entregaram hoje (10) ao presidente do Senado, José Sarney, um documento no qual pedem o compromisso do governo de adotar ações para estimular hábitos ecologicamente saudáveis. Os jovens se comprometem a assumir essa postura em suas comunidades.

 

O encerramento da conferência, que reuniu desde o último sábado cerca de 400 jovens em Luziânia (GO), cidade a 50 quilômetros de Brasília, foi realizado no gramado do Congresso Nacional.

 

Durante o evento, os adolescentes participaram de várias oficinas englobando questões ambientais, mostra de filmes, laboratórios para a produção de jornais e logomarcas, além de workshops sobre sistemas agroflorestais, fontes renováveis de energia e uso racional da água.

 

Para João Carlos, 12 anos, que veio de Rondônia, uma das discussões mais relevantes foi a da preservação do meio ambiente. “As pessoas gastam três vezes mais do que é necessário para a sobrevivência. Isso acumula mais lixo, além de haver muito desperdício”, disse o estudante. Para ele, a conferência foi uma experiência marcante. “Eu fiz uma promessa para os meus amigos da escola, de passar para eles tudo o que eu aprendi aqui”, conta João.

Nirabh Koirala, 15 anos, de Catmandu, capital do Nepal, disse que ficou emocionado em conhecer tantos jovens de países diferentes e em discutir meio ambiente com colegas de inúmeras nações. “Os seres humanos têm que mudar seus hábitos para a preservação e recuperarão do meio ambiente”, afirma o garoto.

A Carta das Responsabilidades será entregue ainda hoje à noite ao secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, e a representantes das Nações Unidas e da sociedade civil, em uma cerimônia no Museu Nacional da República.

 

 

Edição: Lílian Beraldo