Pesquisa de produtos e serviços para o Dia dos Namorados mostra que celulares estão mais baratos

31/05/2010 - 21h15

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O preço médio dos telefones celulares caiu em todo o país e os aparelhos devem ser uma boa opção de presente para o Dia dos Namorados, em 12 de junho. Mas se a ideia é convidar o namorado ou namorada para um programa cultural, prepare-se: os ingressos para teatro e shows musicais ficaram mais caros, assim como diárias de hotéis. É o que mostra uma pesquisa divulgada hoje (31) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

No caso dos celulares, a queda de preço em relação ao ano passado se deu em todas as sete cidades pesquisadas, sendo que, em Salvador, chegou a 18,36%. Em Porto Alegre, redução média de 11,41%. São Paulo (-8,92%) e Rio (-8,09%) também registraram quedas expressivas de preço.

Segundo o coordenador da pesquisa, economista André Braz, a queda está ligada à multiplicidade de marcas e modelos disponíveis no mercado, à grande concorrência que favorece o consumidor, com a oferta de aparelhos mais completos e com preços mais em conta. Outros segmentos, como roupas e acessórios, também apresentaram queda dos preços em relação à inflação, embora de forma mais discreta.

“Nós fizemos um recorte no nosso índice de preços ao consumidor. Escolhemos os produtos e serviços que poderiam ser candidatos [a presentes] no Dia dos Namorados. Constatamos que, em média, a variação de preço veio um pouco abaixo da inflação. Nos últimos 12 meses, nosso IPC Brasil está em 5,35%, enquanto a média dos preços dos produtos e serviços selecionados aumentou 4,70%. Em termos reais, não houve aumento.”

Na contramão dessa tendência estão os programas culturais e de lazer. Segundo o levantamento da FGV, em capitais como Belo Horizonte, o preço do teatro subiu 36,03%. Em Recife, alta de 19,38%. No Rio, foram os shows musicais que apresentaram a maior alta, 15,31%. Em São Paulo, o setor hoteleiro foi o que apresentou a maior alta nos preços médios: 10,7%.

Edição: Vinicius Doria