Secretaria do Verde divulga inventário de espécies de animais existentes na capital de São Paulo

23/05/2010 - 18h19

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma onça parda e um muriqui do sul – o maior dos felinos brasileiros e um dos primatas mais ameaçados da América – encontrados na cidade de São Paulo foram algumas das descobertas registradas por técnicos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente no Inventariado Faunístico em Áreas Verdes do Município de São Paulo, desde 1993.

Hoje (22), no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, a secretaria apresentou o Inventário, que foi divulgado ontem (21) no Diário Oficial. O documento está sendo considerado o ponto de partida para um plano de manejo e de conservação de áreas verdes, importante para o monitoramento ambiental.

Para o inventário, foram estudadas 81 áreas na capital e computadas mais de 700 espécies de animais. Foram catalogadas 137 espécies de invertebrados, dos quais dois crustáceos (caranguejos e camarões), nove aracnídeos (aranhas), 125 lepidópteros (borboletas) e uma de ortóptero (grilo).

Também foram catalogados 563 espécies de vertebrados: 23 peixes, 45 anfíbios, 40 répteis, 372 aves e 83 mamíferos. Desse total, 127 são encontrados somente na Mata Atlântica.

“Encontrar uma onça-parda e um muriqui são indícios de que a gente ainda tem uma biodiversidade bastante significativa, inclusive de mamíferos de grande porte”, disse o assessor especial do gabinete do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Hélio Neves.

Segundo ele, a presença desses animais é bastante significativa de área preservada, o que aumenta a responsabilidade dos pesquisadores.

"O meio ambiente é uma prioridade absoluta, seja na questão orçamentária, seja nos programas implantados na cidade de São Paulo. Como por exemplo, o combate à poluição visual, a fiscalização veicular, a implantação de novos parques e o combate efetivo àqueles que degradam o meio ambiente", disse o prefeito da cidade, Gilberto Kassab.

Nesse sábado foi inaugurada a exposição A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade, que permanece até amanhã (23) na Marquise do Parque do Ibirapuera. A exposição, que integra o evento Viva a Mata 2010 comemorativo ao Dia da Mata Atlântica, conta com 21 painéis com imagens de animais silvestres do inventário. A exposição fica aberta das 9h às 18h.

Edição: Tereza Barbosa