Virada Cultural vai a 30 cidades do interior de São Paulo

22/05/2010 - 14h53

Da Agência Brasil

São Paulo - Em sua quarta edição, a Virada Cultural Paulista leva atrações culturais a 30 municípios do interior paulista. Como já se tornou tradição, a festa é promovida uma semana depois da que ocorre na cidade de São Paulo e tem o mesmo tempo de duração (24 horas): das 18h de sábado às 18h do domingo.

Segundo a Secretaria Estadual da Cultura, foram investidos R$ 6,5 milhões e a expectativa do coordenador do evento, André Sturm, é que cerca de 1,5 milhão de pessoas compareçam às diversas atividades. O número de atrações deste ano soma l.070,  quase o dobro do de 2009 (563) e as localidades aumentaram para mais dez cidades e todos tipos de entretenimento e atividades culturais serão gratuitos.

Entre as apresentações estão DJs, intervenções urbanas, ópera e espetáculos de teatro, dança e circo. Mas o que deve atrair mais público são os mais de 450 shows musicais, entre os quais o da cantora norte-americana Cat Power, em Jundiaí e São José dos Campos; do franco-espanhol Manu Chão, em Araraquara e Santos; do músico francês Yann Tiersen em Piracicaba e São João da Boa Vista; e da banda Mudhoney, que leva seu rock alternativo para Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto.

Bebel Gilberto, Zeca Baleiro, Pitty, Paula Lima, Jorge Aragão e Arnaldo Antunes, além das bandas Sepultura, Paralamas do Sucesso e Titãs, fazem apresentações em 11 cidades. Os jovens talentos também marcam presença – o Ludov toca em Araraquara; Vênus Volts e Choro das 3, em Indaiatuba; Garotas Suecas, em Jundiaí; Autoramas, em Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto; e os meninos de Vivendo do Ócio mostram seu som em Araçatuba e São José do Rio Preto.

A Virada Cultural Paulista deste ano será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e na região Metropolitana da Baixada Santista com Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

Haverá opções para todos os gostos musicais de rock, MPB, forró ao estilo clássico. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) estará em Piracicaba e a Orquestra Popular Caipira Urubupunga, em Araçatuba. A programação pode ser acessada por meio do site www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.

Edição: Tereza Barbosa