Banco Central lança moeda comemorativa da Copa do Mundo

21/05/2010 - 20h14

Vitor Abdala

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - O Banco Central lançou hoje (21), no Rio de Janeiro, uma moeda comemorativa da Copa do Mundo da África do Sul. Serão produzidas, no máximo, 25 mil unidades da moeda de prata, que tem valor de face de R$ 5.

 

A moeda mostra no lado reverso dois jogadores em movimento, com a bandeira brasileira ao fundo, e as inscrições “5 reais” e “Brasil”. No outro lado (anverso), há a imagem de um jogador num cenário que mistura a savana africana com o mapa do continente, em que se destaca a África do Sul. Nesse lado, também há as inscrições “Copa do Mundo da Fifa” e “África do Sul 2010”.

 

Segundo o diretor de Administração do Banco Central, Anthero Meirelles, essa é a primeira vez que o Brasil lança uma moeda comemorativa referente a uma Copa do Mundo antes do início da competição. Antes disso, o Banco Central só havia cunhado moedas comemorativas aos títulos de 1994 e de 2002.

 

Meirelles explica que a ideia de lançar a moeda comemorativa partiu da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que convidou o Brasil e outros países para cunharem moedas sobre a competição, que começa no mês que vem.

 

“O Brasil é o país do futebol. O futebol é o esporte mais importante do país. O Brasil é muito importante para o futebol mundial. Para a gente é muito importante ser chamado pela Fifa para participar disso. Além disso, essa é uma oportunidade de comercializar também moedas comemorativas no exterior. Espero que essa moeda traga sorte para nossa seleção”, disse Meirelles.

 

A moeda, que é um item de colecionador, custará R$ 108. Ela será vendida em unidades do Banco Central em dez capitais e pela internet, por intermédio do site <https://moedas.bb.com.br/inicio-apresentacao.vpc>.

 

Edição: João Carlos Rodrigues