BC explica que indicador IBC-Br não mede nem projeta o PIB

19/05/2010 - 19h11

Stênio Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Hamilton Vasconcelos, convocou a imprensa na tarde de hoje (19) para explicar que o Índice de Atividades do BC (IBC-Br) “não mede nem projeta” o Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas pelo país.

 

A intenção, disse ele, era esclarecer dúvidas do mercado, segundo as quais a divulgação do IBC-Br antecipava o PIB relativo ao primeiro trimestre deste ano, ao revelar crescimento de 9,85% sobre igual período do ano passado e evolução de 2,38% sobre o quarto trimestre de 2009.

 

O diretor do BC afirmou que quem divulga o PIB é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já agendou o anúncio para o dia 8 de junho. “De nenhuma forma o indicador pode ser entendido como projeção”, de acordo com Hamilton. Ele ressaltou que o IBC-Br “é apenas o que o nome diz: indicador de atividades”.

 

Hamilton acrescentou que o indicador somente incorpora e sintetiza informações, que são de conhecimento público, sobre atividades dos setores da economia usados para o IBGE calcular o PIB: indústria, agropecuária e serviços. “Não é uma divulgação nova, mas sim uma sintetização de informações já divulgadas”, reforçou.

 

Edição: João Carlos Rodrigues