Sobe para seis número de mortos em operação policial no Complexo da Maré

02/05/2010 - 17h25

Nielmar Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A megaoperação operação realizada pela Polícia Civil na manhã de hoje (2) no Complexo da Maré resultou na morte de seis pessoas, das quais cinco são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e uma é moradora da comunidade.

A ação, realizada com o apoio tático de um helicóptero da Polícia Civil, teve o objetivo principal de combater as diversas quadrilhas que controlam a venda de drogas na região e os assaltos a condutores de carros e motos.

A operação começou nas primeiras horas da manhã, quando de 250 a 300 policiais de várias delegacias especializadas e distritais ocuparam as favelas Nova Holanda e Parque União. Houve troca de tiros e, além das mortes, algumas pessoas ficaram feridas.

Nesta tarde, ao fazerem um balanço da operação, na 37ª Delegacia de Polícia, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, policiais anunciaram a prisão de cerca de 20 suspeitos. Foram apreendidas várias granadas, 1,5 mil papelotes de cocaína, 6 quilos de maconha, pistolas, fuzis, 25 motos e dez carros roubados. A polícia desmontou ainda um esquema que funcionava em um galpão para a recuperação e fabricação de armas.

As informações iniciais da Polícia Civil indicam que um dos mortos é o traficante Alessandro Francelino dos Santos, conhecido como Pitoco, acusado de ter assassinado o repórter fotográfico do jornal O Dia, André Alexandre Azevedo, de 34 anos, durante tentativa de roubo da moto do fotógrafo na Avenida Brasil, no subúrbio da cidade.

A operação na Maré foi comandada pelo delegado Ronaldo Oliveira, do Departamento-Geral de Polícia do Rio. A ação teve o objetivo de encontrar provas para indiciar uma quadrilha especializada em roubo de carros e motos que vinha atuando na região.

Por causa da troca de tiros, o trânsito chegou a ser interditado na Linha Vermelha, no sentido centro, e os motoristas tiveram que utilizar a Avenida Brasil – a principal ligação entre as zonas norte e oeste e o centro da cidade.

Edição: Juliana Andrade