Governo anuncia pacote de estímulo à exportação na semana que vem

28/04/2010 - 21h09

 

 

Wellton Máximo

Repórter da Agência Brasil
 

 

Brasília – O pacote de estímulo à exportação que está em análise pelo governo deve ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta (5) ou quinta-feira (6) da próxima semana, disse há pouco o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

 

Segundo ele, os detalhes finais do programa estão praticamente definidos. Depois de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, Miguel Jorge afirmou que o aceleramento da devolução de PIS e Cofins, contribuições pagas a mais pelos exportadores, está encaminhado. Atualmente, esse prazo é de cinco anos, mas cairá para um ano com o pacote.

 

O ministro também declarou que a criação de uma subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para financiar as exportações deve sair do papel. No entanto, falta ainda decidir se a seguradora para as empresas do setor fará parte dessa subsidiária. Segundo Miguel Jorge, as propostas que constam do pacote devem ser levadas a Lula até sexta-feira (30), antes da viagem oficial do presidente ao Uruguai.

 

 

Edição: Lana Cristina