Firjan diz que governo tem dado peso “excessivo” à taxa de juros para manter inflação reduzida

28/04/2010 - 22h14

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

 

 

Rio de Janeiro - Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o governo tem dado um peso “excessivo” à taxa de juros básicos da economia para manter a inflação reduzida no país, embora concorde que o controle da inflação é essencial para o desenvolvimento econômico.

 

Em nota divulgada hoje (28), após o anúncio da elevação da taxa básica Selic em 0,75 ponto percentual pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), a entidade priorizou um maior alinhamento das políticas fiscal e monetária. Avaliou que isso, “certamente, reduzirá os custos em termos de produção e emprego associados ao controle da inflação, contribuindo para elevar o investimento no país”.

 

O Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) apoiou a elevação da taxa Selic. Apenas o nível de ajuste desagradou ao presidente da entidade, José Arthur Assunção, que considerou o aumento de 0,75 ponto percentual “alto em demasia”.

 

Ele acredita que o ciclo de ajustes deverá elevar a taxa Selic para mais de 10% ao ano nas próximas reuniões do Copom. Prevê, porém, que tão logo a inflação dê sinais de ter voltado para o centro da meta, o que deverá ocorrer ainda este ano, a taxa poderá retornar para o nível anterior, com probabilidade, inclusive, de ficar abaixo de 8% ao ano.

 

 

Edição: Aécio Amado