Candidatos denunciam ocorrência de fraude nas eleições bolivianas

07/04/2010 - 0h16

Luiz Antônio Alves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dois candidatos do partido Movimento ao Socialismo (MAS),  o mesmo do presidente boliviano Evo Morales, denunciaram hoje (6) a ocorrência de fraude nas eleições do último domingo (4). As eleições foram as primeiras em que a população boliviana pode escolher os governadores de estado.

De acordo com o candidato do MAS ao governo de Pando, Luis Flores, e a candidata do mesmo partido ao governo de Beni, Jessica Jordan, a fraude não ocorreu com os votos, nem com as urnas, pois o governo boliviano investiu US$ 40 milhões para criar  uma estrutura que permitiu a votação biométrica, ou seja, que armazena eletronicamente os dados pessoais dos eleitores, com foto, assinatura e impressão digital.

A fraude, segundo os candidatos que fizeram a denúncia, foi  com as atas em que a votação é registrada à mão pelas pessoas encarregadas de compor as mesas eleitorais. Segundo Luis Flores e Jessica Jordan, há indícios desse tipo de fraude em algumas regiões eleitorais.

O presidente Evo Morales considerou a denúncia “gravíssima”, de acordo com informações divulgadas pela Agência Boliviana de Informação, e pediu a recontagem dos votos nas regiões onde pairam dúvidas sobre a lisura do pleito. Morales quer que a recontagem seja acompanhada pela comunidade internacional.

De acordo com autoridades eleitorais bolivianas, as urnas com votos já registrados deixam de ter valor no momento em que os delegados das mesas que supervisionam a votação assinam a autencidade das atas e todos os dados que elas contêm. Portanto, as atas são o documento legal que estabelece a vitória ou a derrota dos candidatos.

Com a denúncia de fraude, os candidatos que estavam seguros da vitória terão de aguardar a confirmação pela Justiça Eleitoral boliviana. A recontagem de votos já começou nos estados de Pando e Beni.