Brasil e Uruguai resolvem pendências comerciais

29/03/2010 - 23h59

Luiz Antônio Alves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As pendências comerciais entre o Brasil e o Uruguai foram resolvidas ao longo do dia de hoje (29), incluindo a questão das vendas recíprocas de frango. O assunto estava gerando polêmica no país vizinho. Os avicultores da região de Canelones temiam o preço mais competitivo do produto brasileiro, o que significaria grandes dificuldades para os produtores uruguaios.

A informação é do assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, divulgada ao final do jantar oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu colega uruguaio, José Mujica, no Itamaraty.

De acordo com Garcia, o Brasil e o Uruguai querem uma colaboração mais intensa no futuro. O presidente Mujica apresentou a ideia de construção de um porto específico do Mercosul, que seria uma via de saída do minério de ferro ou da produção siderúrgica que o Uruguai venha a ter.

O assunto deverá ser novamente discutido pelo presidente Lula durante a visita que fará ao Uruguai no próximo dia 3 de maio.

Marco Aurélio Garcia disse que o presidente Lula demonstrou grande interesse pelo programa uruguaio que oferece computadores a todos os estudantes de ensino fundamental e médio do país. O Brasil, disse Garcia, quer estudar a estrutura do programa e receberá ajuda do Uruguai.

 

Edição: Aécio Amado