Bird vai liberar recursos de US$ 485 milhões para o estado do Rio

22/03/2010 - 23h52




Douglas Corrêa

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – O Banco Mundial (Bird) vai emprestar US$ 485 milhões ao governo fluminense. O dinheiro será destinado ao Programa de Desenvolvimento Econômico Social e de Sustentabilidade Fiscal do Rio (Prodess), que prevê investimentos nas áreas de educação, saúde, gestão fiscal, entre outros.

O acordo foi assinado hoje (22), entre o governador Sérgio Cabral e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop.

O governo informou, por meio de nota, que o empréstimo servirá para o fortalecimento da gestão fiscal e o controle de gastos públicos, além de melhorias no registro de empresas, no sistema de educação básica e no maior acesso e eficiência aos serviços de saúde. 

De acordo com Diop, a reunião com o governador Sérgio Cabral reafirma o interesse do Bird em continuar trabalhando com o governo do Estado do Rio. “O Rio é muito consciente nas questões do meio ambiente e está gerando empregos. O Banco Mundial tende a apoiar essas áreas de desenvolvimento humano, como saúde, educação e sustentabilidade fiscal, além da parte rural e transporte de massas. Outra questão é a preparação da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016”.