Postos de vacinação contra gripe suína têm movimento tranquilo em São Paulo

22/03/2010 - 20h53



Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Foi tranquilo o primeiro dia de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – na capital paulista. No Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, os funcionários informaram que a procura pela imunização foi razoável.

No Terminal Rodoviário do Tietê, na zona norte, o movimento foi pequeno, segundo os funcionários, apenas dez pessoas procuram o local, mas nem todas se vacinaram. Uma delas foi a auxiliar de escritório, Edna de Oliveira, que procurou o posto de vacinação do terminal por ser portadora de colite crônica.

A doença, no entanto, não está na lista das pessoas consideradas prioritárias para que a imunização nesta etapa da campanha. Por isso, ela foi orientada a retornar após o dia 10 de maio, na última fase da vacinação, quando serão vacinados os adultos entre 30 e 39 anos.

A segunda etapa da campanha de vacinação, iniciada hoje (22), pretende imunizar 3,68 milhões de pessoas no estado de São Paulo. Poderão ser vacinadas as gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e portadores de doenças crônicas respiratórias, cardíacas, cerebrovasculares, neurológicas, hepáticas, renais, metabólicas, hematológicas e de imunodeficiências.