Rio decreta ponto facultativo em apoio à manifestação contra mudança em royalties

16/03/2010 - 22h15

Douglas Corrêa

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O governo do estado e a prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo amanhã (17), a partir das 15h, para liberar os funcionários públicos para a passeata, que sairá às 16h, da Candelária e percorrerá a Avenida Rio Branco até a Cinelândia, para protestar contra a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que modifica a distribuição dos royalties do petróleo.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT) também decretou ponto facultativo no município a partir das 12h, para que os servidores públicos possam participar da manifestação.

A manifestação deve reunir dezenas de entidades de classe, representantes das 92 prefeituras do estado, estudantes, representantes do comércio e da indústria.

A Polícia Militar (PM) contará com 4.775 homens e 170 veículos para policiar a passeata. A corporação entrará em prontidão a partir das 9h, e um esquema especial será implantado na área da Cinelândia, onde haverá show e comício às 15h. 

Também ajudarão no policiamento 35 motociclistas, seis ambulâncias, 60 policiais a cavalo, 35 cães, além de 140 homens do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios. A PM recomenda às pessoas que forem ao evento que evitem levar crianças.

A Guarda Municipal do Rio vai atuar com 280 agentes no controle urbano e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), com 50 homens no controle do trânsito. As principais ruas do centro estarão interditadas ao tráfego, a partir das 15h. 

A concessionária Metrô Rio vai aumentar a frota de trens no período entre 15h e 22h, para atender ao maior número de passageiros. E a concessionária Barcas S/A vai fazer uma travessia exclusiva e gratuita de Niterói para o Rio, às 15h, para transportar os manifestantes de entidades envolvidas na mobilização.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) convocou empresários para participarem da manifestação. O show está previsto para terminar às 22h.