Comissões da Câmara aprovam convocação de ministros

10/03/2010 - 23h55

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

Brasília – No primeiro dia de trabalho das comissões técnicas da Câmara, após suas instalações na semana passada, algumas delas aprovaram hoje requerimentos de convites a ministros para prestarem esclarecimentos sobre diversos assuntos. Entre os ministros que foram convidados estão Dilma Rousseff (Casa Civil), Hélio Costa (Comunicações), Edison Lobão (Minas e Energia) e Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

Dilma e Hélio Costa foram convidados para comparecerem à Comissão de Defesa do Consumidor para prestarem esclarecimentos sobre vazamento de informações privilegiadas no mercado de ações, que supervalorizaram as ações da Telebrás. O requerimento foi apresentado pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ). 

Requerimento para que Lobão compareça à Comissão de Minas e Energia, de autoria do deputado Brizola (PDT-RJ), foi aprovado hoje. O ministro deverá prestar esclarecimentos sobre as linhas mestras do novo Código Brasileiro de Mineração, que deverá ser encaminhado à Câmara dos Deputados proximamente. Segundo a assessoria do parlamentar, o ministro já avisou que comparecerá  à comissão no dia 17 de março.
 
Outro requerimento aprovado foi apresentado pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) para que Miguel Jorge compareça à Comissão de Desenvolvimento Econômico para falar sobre a repercussão na economia das retaliações que o Brasil fará a alguns produtos importados dos Estados Unidos.